A gente fala muito sobre moda sustentável aqui, mas agora chegou a vez dos cosméticos! E que tal começar a ver também os produtos de beleza do dia a dia com um olhar mais sustentável? Hoje já é possível encontrar muitas marcas eco-friendly nacionais, com produtos para rosto, corpo e banho. Listamos aqui algumas delas para você ver como dá para se cuidar e ser gentil com o meio ambiente ao mesmo tempo. 

BAIMS 

A marca de maquiagens eco-frendly foi idealizada pela empresária Luisa Baims Albrecht depois de ir para Alemanha em 2014. Lá ela conheceu o mundo dos cosméticos sustentáveis e trouxe para o Brasil. Os produtos da BAIMS são de origem 100% natural e as embalagens são feitas de bambu com sistema de refil.

BIOART 

Uma das pioneiras em maquiagens ecológicas e biocosméticos no Brasil, a marca surgiu em 2010 pelas mãos da CEO Soraia Zonta. A empresa se preocupa com as questões ambientais e crueldade animal. Os produtos vão desde maquiagens, a skincare e protetores solar, e são à base de componentes minerais e vegetais, seguros para a pele e livres de fertilizantes. 

ALMANATI 

A empresa nasceu em 2016 com o propósito de respeitar e valorizar a cadeia produtiva utilizando matéria-prima brasileira. A Almanati tem produtos para rosto, corpo e banho, e também maquiagem. Todos possuem ingredientes orgânicos e naturais, não são testados em animais e as embalagens são 100% recicladas. 

EKILIBRE 

É uma pequena empresa do interior do Pará que fabrica artesanalmente cosméticos a partir de ervas, raízes e frutos amazônicos. Comunidades e cooperativas ribeirinhas e indígenas são os fornecedores do empreendimento. A marca produz hoje 26 tipos de produtos originais da Amazônia, sem conservantes e veganos. Além disso, todos seus processos são sustentáveis e as embalagens são feitas em vidro, tecido e plástico reciclado. 

CATIVA NATUREZA 

Fundada em 2008 pela farmacêutica e aromaterapeuta Rose Bezecry, a marca também é uma pioneira no Brasil em cosméticos ecológicos. Todo o processo de extração, produção e processamento de matérias-primas são certificados e rastreados. Os produtos, que vão desde skincare, cabelos e corpo, são 100% naturais, orgânicos e veganos. 

B.O.B 

A marca criada pelos amigos Andreia e Victor, surgiu com a ideia de criar produtos para o cabelo sem embalagem. Os shampoos e condicionadores sólidos em barra, visam reduzir o uso de embalagens, zerar o uso de plástico e acabar com a contaminação das águas com ingredientes químicos, concentrando apenas o melhor dos ingredientes.

Viu? Beleza e sustentabilidade podem andar de mãos dadas sim!