Você sabe o que é Upcycling? Segundo o Google o significado do termo usado pela primeira vez em 1994 pelo ambientalista alemão Reine Pliz é “ O Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados”.

yॐga: "Upcycling"

Do ponto de vista ecológico, essa prática é ainda mais positiva que o ato de reciclar, pois no processo de reciclagem são usados aditivos químicos, e no upcycling não, apenas a peça já pronta que sofre intervenção para se tornar uma outra.  Na reciclagem o produto descartado torna-se novamente o produto original, o Upcycling traz um produto final exclusivo e inédito.

Agora que você já está por dentro do que significa e por que apostar na prática da reutilização criativa, listamos algumas marcas que fazem trabalhos incríveis incorporando o upcycling, para que a cada vez que você precisar consumir um produto, você possa optar por empresas e produtos limpos, conscientes e com o menor impacto ao meio ambiente possível. Confira abaixo.

1 – LAPA

 

A marca nasceu inspirada na cidade do Rio de Janeiros e seus maravilhosos clichês (que amamos demais, sim! Hehehe) Todos os calçados são feitos no Brasil com matéria prima de origem nacional. Cada par é produzido com exclusividade e cuidado único, sendo o trabalho manual o mais utilizado no processo produtivo realizado por artesãos. A Lapa utiliza peças de roupas que seriam descartadas para transformá-las em calçados. Na marca há também a linha Recicla que faz uso de um tecido feito a partir de garrafas pet que dispensa processos químicos, água e garante emissão ZERO de carbono. Ah, e livre de crueldade animal também. NENHUM material de origem animal no processo. Upcycling, reciclagem, vegana. Yes! Go, Lapa!

2 – PITEL JEANS

A Pitel trabalha com jeans garimpado e reciclado, resultando na criação de peças exclusivas, dando um toque artesanal a cada uma delas. Transformando assim essas peças em únicas e exclusivas e valorizando a mão de obra artesanal, pequenos produtores. Dessa forma a marca também incentiva o consumo consciente.

3 – RE-ROUPA

Re-Roupa é um projeto de moda upcycling que propõe a criação de roupas novas a partir de materiais descartados tais como fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos. Além do reaproveitamento, prezam muito pela valorização da mão de obra

4 – ZEREZES

Zerezes é uma marca de óculos de sol que trabalha tanto com upcycling quanto com reciclagem. Parte do seu acervo é composto de chapas e retalhos de acetatos abandonados em fábricas localizadas no interior do Rio de Janeiro.

 

5 – THINK BLUE

Mais uma opção de marca de Jeans, pois De todos os tecidos, o jeans é um dos que custa mais caro para o meio-ambiente, tanto na sua fabricação quanto na sua decomposição. Foi pensando nisso que a marca de moda upcycling Think Blue apostou na criação de peças – calças, casacos, saias, vestidos, shorts, tops – feitas a partir do reuso de roupas jeans.

6 – COMAS

A Comas é uma marca de vestuário com estilo clássico, despojado, atemporal e duradouro. Para eles, a sobra da indústria é matéria-prima. “Camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade”.

 

Esse post tem como motivação o incentivo ao consumo consciente e te convida a olhar de forma criativa para produtos que você já tem em casa. Antes de descartar, reflita se há alguma forma de transformar ou reutilizar aquela peça. E antes de consumir sempre se questione: como e quando vou descartar essa aquisição?

Você conhece alguma outra marca de Upcycling que gostaria de nos indicar?  Fala pra gente. <3