Vamos ser sinceras, a ideia inicial desse post era fazer um apanhado das marcas que amamos durante as semanas de moda desse ano. Muita novidade, tendências e nossos queridinhos e apostas para a próxima estação. Mas se você adora moda e não mora em Marte, o nome Gabriela Hearst com certeza cruzou seus olhos em algum dos seus passeios pela www. Hearst é “””apenas””” uma das principais designers da moda luxo sustentável da atualidade e brilhou na última Semana de Moda de Paris. Tem como deixar passar? De jeito nenhum. Então, vem conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade na moda pela perspectiva da estilista que aparentemente nunca está satisfeita com suas práticas sustentáveis.

Para começar, precisamos contar que por motivos ambientais e logísticos, Gabriela migrou seu desfile de Nova York para Paris. Como a maioria de suas produções são produzidas na Itália, seria menos impactante apresenta-las na França. A designer recebeu o título de estilista de moda feminina do ano pelo CFDA.

Para Hearst moda luxuosa sempre teve a ver com peças super trabalhadas artesanalmente e feitas para durar . E, sem dúvida, nessa temporada, a estilista uruguaia trouxe esse conceito na prática.

Foram várias peças em crochês coloridos e que surpreendiam a plateia ao revelar conchas ao tempo em que as modelos se movimentavam. Alfaiataria, all White e recortes com renda também vieram com força nas produções. Seu objetivo era criar uma coleção da mais alta qualidade com o menor impacto possível ao meio ambiente, nessa 60% das produções foram elaboradas a partir de estoque morto.

Ano passado Gabriela Hearts revolucionou ao realizar o primeiro desfile neutro em carbono da história e sua coleção Verão 2021 masculina foi completamente criada a partir do estoque morto. Não foi comprado 1 só tecido.

Você poderia pensar que “”somente”” com essas contribuições, Hearst já estaria fazendo e pensando moda sustentável de maneira brilhante, mas ela tem um novo objetivo com prazo para ser alcançado: até 2022 a marca não irá mais utilizar materiais virgens em suas criações.

Sobre essa decisão Gabriela declarou “É importante para nós mudar para um modelo circular o quanto antes – espero que possamos atingir isso nos próximos 18 meses. Usamos mais de 60% de estoque morto em nossa coleção de verão 2021 e também lançamos a Garment Journey (que fornece aos clientes informações sobre os materiais usados e o processo de produção via QR codes na etiqueta das roupas, a fim de trazer rastreabilidade aos nossos produtos). Mas nunca estarei satisfeita com nossas práticas ambientais porque sempre há maneiras de se fazer melhor. Quero despachar mais por navio, que é a área onde estamos em falta.”

Gabriela Hearst acredita que por conta da pandemia a indústria da moda adotará uma abordagem mais sustentável. “Pelo menos as pessoas estão falando sobre moda sustentável”.

Para finalizar, escolhemos uma fala inspiradora da estilista que tem simplesmente tudo a ver com nosso propósito, Hearst disse “Às vezes o medo de não fazer do jeito certo faz com que as pessoas parem de fazer tudo – mas não temos mais esse luxo.” É isso, começar é importante. E uma pequena atitude pode ser o que faltava para uma grande mudança.

Mais uma vez, fica comprovado: moda luxo pode ser sustentável e vice versa.