Pequenas mudanças na nossa rotina podem contribuir para um mundo mais sustentável. O consumo consciente pode ser mais fácil do que você pensa.
Listamos 7 dicas para você começar agora a mudar seus hábitos. O planeta agradece!
1 – Embalagens reduzidas ou reutilizáveis
Na hora de comprar, opte por produtos com menos ou nenhuma embalagem. Outro bom hábito é levar sua própria sacola para supermercados e feiras, ao invés de usar sacolas plásticas.
2 – Separe o lixo para reciclagem
Reciclar é uma ótima maneira de contribuir com a sustentabilidade. Mesmo que sua região não tenha coleta seletiva, separe o lixo orgânico do reciclável e encaminhe para um ponto de coleta.
3 – Utilize produtos não poluentes
Substitua produtos de higiene e limpeza comuns por produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz a quantidade de poluentes despejados nas águas.
4 – Use menos o carro
Tente deixar mais o carro na garagem. Use o transporte público, bicicleta ou vá caminhando. Além de serem formas mais baratas de se locomover, elas ainda agridem menos o planeta. Quando precisar usar o carro, opte pela carona solidária, seja por aplicativos ou entre amigos.
5 – Saiba a origem das suas compras
Busque saber informações sobre produtos que você consome. Saiba a origem e destino, como e por quem foram produzidos. Empresas com métodos de produção sustentáveis contribuem para uma cadeia produtiva mais responsável e minimizam impactos no meio ambiente.
6 – Compre somente o necessário
Comprar por impulso é uma prática altamente prejudicial. Quanto mais compramos, mais jogamos fora. Na hora de comprar, avalie bem a sua decisão, e adquira apenas o necessário. Não compre aquilo que você pode consertar, transformar ou reutilizar.
Alugando você consome menos e gera menos lixo. Evita a poluição das águas e não gasta os recursos naturais que seriam utilizados na produção de uma peça nova. O aluguel também aumenta a vida útil da peça, além de ser mais barato que adquirir um produto novo.
Compre menos e alugue mais!
0 Comentário