Consumir 1kg de carne ou dirigir um carro médio por cerca de 1600 quilômetros causam o mesmo efeito no meio ambiente. Imagina o impacto de uma festa para 200 convidados?
Assusta, né? Mas fica com a gente que nesse post a gente te mostra como reduzir os impactos ambientais e escolher um menu delícia para o seu evento.
Segundo o Greenpeace “A produção de carne emite o mesmo volume de Gases do Efeito Estufa (GEEs) de que todos os carros, caminhões, aviões e navios do planeta juntos. No Brasil, além das emissões, a produção pecuária está constantemente associada à retirada de direitos de trabalhadores, povos indígenas e comunidades pressionadas pela expansão da fronteira de produção agropecuária.
A produção de carne é responsável pela emissão de gases poluentes e acelera os efeitos do aquecimento global. Por isso, precisamos refletir sobre os limites dessa produção para a preservação de nossas florestas, o incentivo à agricultura familiar e a manutenção do clima global.”
Desde 1985 a data serve para conscientizar sobre os impactos ambientais que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes. O Dia Mundial Sem Carne é também um evento que nos convida a refletir os modelos tanto de consumo de carne quanto da produção dela para que sejam mais responsáveis e transparentes e menos impactantes.
POR QUE REDUZIR?
1 – Para salvar os animais
A cada 1 segundo 1 boi, 1 porco e 190 frangos são abatidos no Brasil. Nessa conta nem entraram os animais marinhos. São 70 bilhões de bichinhos que nascem apenas para ser abatidos e virarem alimento.
2 – Para melhorar sua saúde
Uma alimentação à base de vegetais pode reduzir a taxa de mortalidade global em 10%. Isso acontece, pois uma dieta assim ajuda consideravelmente a dimunuir as chances de doenças crônicas e degenerativas, como as cardiovasculares. Hipertensão, diabetes, e vários tipos de câncer também tem menos chances de se desenvolverem.
3 – Pelo bem de todos.
Não importa onde você esteja: ainda hoje, nenhum supermercado no Brasil pode garantir que 100% de sua carne bovina é produzida sem crimes sociais e ambientais. A carne bovina é hoje um dos principais impulsionadores de desmatamento. Isso leva à destruição dos meios de subsistência de comunidades indígenas e de pequenos proprietários. Na Amazônia, o gado pasta em 63% de todas as áreas desmatadas.
COMO COMEÇAR OU CONTRIBUIR?
Você não precisa cortar totalmente o consumo de carne da sua vida se não quiser, mas pode reduzir. Uma ótima forma de iniciar esse processo, é a Segunda Sem Carne. A Segunda Sem Carne é um movimento que nos convida a tirar a carne da nossa alimentação pelo menos uma vez na semana. Dessa forma você introduz esse hábito de maneira suave e sem sofrimento.
Lembre-se sempre de procurar um Nutricionista caso queira mudar seus hábitos alimentares.
FESTAS E VEGETARIANISMO
Em 2019 a cantora Anitta chamou atenção por escolher um cardápio 100% vegano (ou seja: 100% livre de alimentos de origem animal) para servir seus 600 convidados em seu aniversário. Anitta é vegana e quis com essa atitude mostrar para todo mundo que dá pra fazer um buffet delicioso sem explorar animais.
Essa semana separamos 3 cardápios vegetarianos pra lá de deliciosos para ninguém botar defeito. Além de receitas incríveis, o meio ambiente também sai ganhando quando você escolhe consumir menos carne. Temos certeza que depois de ler as opções vamos fazer você repensar. Hahaha..
Vem conferir:
OPÇÕES DE CARDÁPIO VEGETARIANO PARA EVENTOS
CARDÁPIO 1 – VEGETARIANO VERÃO REFRESCANTE
ENTRADA
♦ Minitaco com guacamole
♦ Rolinho de pepino com legumes
♦ Wrap com mussarela de búfala, tomate seco e rúcula
♦ Tapioquinha de queijo de cabra com tomate e manjericão
♦ Dadinho de tapioca com queijo coalho
♦ Crocante de queijo coalho com melado
JANTAR
♦ Ceviche de banana da terra
♦ Bobó de coco
♦ Salada com carpaccio de pupunha, folhas verdes e vinagrete de romã
SOBREMESA
♦ Cocada de forno cremosa
♦ Chia Pudim no leite de coco com cobertura de geleia artesanal de morango
CARDÁPIO 2 – VEGETARIANO MEDITERRÂNEO
ENTRADA
♦ Cestinha de baroa com gorgonzola
♦ Miniquiche de alho poró
♦ Cone crocante com ratatouille trufado
♦ Mil folhas com queijo de cabra e geléia de cebola roxa
♦ Cestinha com antepasto de berinjela e tomate seco
♦ Aspargos verdes grelhados ao aioli e amêndoas crocantes
JANTAR
♦ Miniporção de polenta com funghi
♦ Spaghetti de pupunha caprese
♦ Raviole de abóbora ao molho de gorgonzola e sorrentino de ricota ao limone
SOBREMESA
♦ Suspiros com creme de limão siciliano
♦ Creme de pera com hortelã
CARDÁPIO 3 – VEGETARIANO ORIENTAL
ENTRADA
♦ Rolinho primavera de legumes
♦ Tempurá de legumes com teryake
♦ Canapé de Humus com pão de pita
♦ Satay de legumes grelhado
♦ Falafel com coalhada seca e páprica
♦ Sushi de vegetais
JANTAR
♦ Tabule de couve flor
♦ Mix de cogumelos selvagens flambados no saquê
♦ Curry de lentilha com arroz de coco
SOBREMESA
♦ Manjar de Tapioca com pérolas de tapioca cozidas em leite de coco
♦ Sashimi de frutas da estação
Esperamos que esse post tenha te incentivado a se aventurar nas receitas vegetarianas e te inspire a diminuir o consumo de carne na sua rotina.
0 Comentário