Collab foi desenvolvida para mostrar às demais marcas as inúmeras possibilidades que o design circular nos oferece.
O PowerMarket, empresa do grupo PowerLook, marketplace de vestidos de festa e a Lapa Shoes, marca nacional de sapatos veganos, se uniram para dar nova vida às peças de roupa que saem de circulação do site da PowerMarket, aumentando assim o tempo útil desses produtos. Os produtos escolhidos para esse processo, eram vestidos que já haviam cumprido a missão do aluguel no acervo do PowerLook e estavam parados. Daí então, foram disponibilizados no marketplace PowerMarket e não foram vendidos.
A equipe, relutante em descartar tanto tecido, buscou uma alternativa para evitar que as peças virassem lixo, e junto com a Lapa Shoes tiveram a ideia de através do upcycling, transformar as peças em novos produtos, calçados. Com o objetivo de reutilizar recursos de forma inovadora e criativa, a parceria resultou na produção de calçados com o tecido de vestidos que já não servem mais para a venda ou aluguel, transformando um material que poderia ser descartado em um sapato novo, sustentável e exclusivo.
OPINIÃO DAS GESTORAS
De acordo com Flavia Sampaio, fundadora e CEO das empresas do grupo PowerLook, a motivação para a parceria foi a preocupação com sustentabilidade e o meio ambiente. “A ideia surgiu na busca incansável que temos pelo aumento da vida útil dos vestidos e jamais descartá-los. Ressignificar a peça e aumentar a vida útil faz parte da nossa missão em contribuir para um mundo melhor e mais limpo para todos”, afirmou.
Assim, um vestido que esteve presente em momentos importantes da vida de diversas pessoas através do aluguel no PowerLook, vai se transformar em um sapato que pode acompanhar os passos de uma nova cliente. Para a fundadora e diretora de criação da Lapa Shoes, Paula Passos, a parceria pode servir de exemplo para outras marcas. “Com a iniciativa buscamos mostrar às pessoas e demais marcas as inúmeras possibilidades que o design circular nos oferece. Transformar um material que já existe há anos em algo totalmente novo diminui o impacto da indústria têxtil no mundo e possibilita uma produção mais sustentável”, destacou.
Com apenas um vestido é possível fazer até 16 pares de sapato, pois alguns modelos possuem várias camadas de tecido que, após descosturadas, se multiplicam em vários calçados.
Inicialmente serão produzidos 50 pares de sapatos exclusivos, pois os tecidos são únicos e a PowerMarket não possui mais peças similares. Os modelos variam desde sandálias casuais para usar no dia a dia, até sapatos com tramas peroladas feitos com tecido de alta costura e todos estão disponíveis para a venda no e-commerce de ambas marcas.
Esse é um processo de upcycling, ou seja, de reutilização criativa. Os artesãos da Lapa Shoes usam um material que poderia ser descartado, apesar de sua vida útil estar longe do fim, e transformam em algo totalmente novo. Não é apenas um simples processo de reciclagem, mas sim um processo inovador e criativo que está cada vez mais em evidência no mundo da moda. Assim, as marcas se preocupam efetivamente com a sustentabilidade e o meio ambiente potencializando o design circular da moda brasileira.
Além do apelo sustentável o collab também vai ajudar uma causa social: a cada par de calçado vendido, 1kg de alimento orgânico será doado para cestas básicas do movimento Orgânico Solidário, que contribui para o fortalecimento de pequenos agricultores e pode alimentar uma família por até sete dias.
É muito gratificante fazer parte da mudança e encontrar empresas e pessoas que compartilham do mesmo propósito que nós.
Unidos somos mais fortes. 💪🏻
@powerlook / @powermarket / @uselapa
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