Nada será como antes após o Coronavírus. É um fato que a pandemia virou o mundo de ponta-cabeça, e com a Moda não foi diferente. Desfiles foram cancelados mundo afora, lançamentos de coleções inteiras adiados, e marcas pararam suas produções e passaram a fabricar máscaras de proteção.
Definitivamente a Covid-19 veio para nos fazer rever valores e mudar nossos hábitos enquanto sociedade. A pandemia antecipou mudanças que já estavam acontecendo, como busca por sustentabilidade e a desaceleração do consumo. Mas quais vão ser as mudanças previstas para o mercado da Moda?
CONSUMO COLABORATIVO
O minimalismo é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente pelo aumento da procura por um estilo de vida mais sustentável. Agora, que estamos passando mais tempo em casa, as pessoas estão se perguntando se realmente precisam ter tantas roupas.
Por isso, formas de consumo consciente e colaborativo, como o mercado de aluguel, closet compartilhado e brechós, poderão vir com mais força após a pandemia.
SLOW FASHION
Outro modelo de mercado, que já não faz mais tanto sentido em épocas de isolamento social, é o Fast Fashion. As grandes marcas já estão precisando adaptar o número e o tamanho de suas coleções, e a produção de novas roupas acaba sendo inviabilizada nesse momento.
A rapidez com que a moda lança tendência deve diminuir e dar espaço a marcas de Slow Fashion, com peças atemporais e com maior durabilidade.
PROCESSOS MANUAIS
Atrelado a essa possível desaceleração do consumo, há uma ascensão de processos manuais. A gente vai retomar alguns hábitos antigos dos nossos avós, como bordar e fazer tricô.
As pessoas também vão prestar mais atenção no material que a roupa é feita. Elas estão, pela primeira vez, pensando em tecidos para fazer suas próprias máscaras, e descobrindo características têxteis que não sabiam antes.
E-COMMERCE
As marcas já estavam precisando se adaptar ao online mesmo antes da pandemia, mas agora o mundo do e-commerce vem com ainda mais força do que antes. Com o medo de se expor as pessoas optam cada vez mais pelo delivery, e esse costume deve se manter mesmo depois do distanciamento social.
Agora, mais do que nunca, as marcas vão ter que ser omnichannel e estar presente em todos os canais de comunicação.
MODA COM PROPÓSITO
A preocupação social vem crescendo nas marcas nesse momento de crise, mas é preciso mais do que isso para se manter diante de um cenário desses.
Hoje, as marcas que realmente têm um propósito e aplicam isso no seu dia a dia e com o seu cliente, já estão saindo na frente. Existe uma preocupação real do consumidor com o que está por trás da aparência de uma marca.
Uma crise também pode trazer frutos positivos. O PowerLook acredita que a mudança no modo consumir pode transformar o mundo. E você, também quer fazer parte dessa tendência?
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