Pensando que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, crescem as alternativas para renovar o guarda-roupa que não envolvem comprar novas peças. Mas se ainda sim você precisar comprar uma roupa, também há maneiras de fazer isso de forma mais consciente.

Enxergar a moda de uma forma menos agressiva ao meio ambiente, diante das mudanças climáticas e do consumo desenfreado, não é só cool, mas também urgente. E nosso objetivo é te mostrar que é possível ver a moda de uma maneira mais sustentável, mudando alguns hábitos do nosso dia a dia.

 

  • TENHA UM GUARDA-ROUPA FUNCIONAL 

Construir um guarda-roupa inteligente e prático é a primeira etapa de começar a consumir com consciência. Ao invés de ter muitas roupas guardadas no armário que não são usadas, você pode ter poucas peças chaves para fazer várias combinações.

Tenha no seu guarda-roupa apenas peças que você realmente use. Assim você libera espaço no seu armário, faz a energia girar e ainda economiza tempo em se vestir.

  • CUSTOMIZE ROUPAS ANTIGAS 

Sabe aquela peça que já saiu de moda ou está lá no cantinho do armário esquecida? Com um pouco de criatividade ela pode se tornar uma peça nova.

Para quem tem habilidades manuais, customizar roupas antigas é uma ótima forma de dar vida nova a uma peça e exercitar sua criatividade.

  • INVISTA EM PEÇAS A LONGO PRAZO

Quem nunca comprou uma roupa estilosa e na próxima estação já nem lembrava mais dela? Ou então comprou uma peça baratinha, mas que não durou nenhum mês?

O ideal é pensar duas vezes antes de comprar algo por impulso. As vezes sai mais barato comprar uma peça mais cara, mas que vai durar mais. Ou então comprar peças atemporais, que você vai poder usar por várias estações.

 

  • GARIMPOS E BRECHÓS 

Uma opção boa e barata de adquirir uma roupa “nova” são os brechós. Nas grandes capitais existem diversos brechós para todos os gostos. E para quem não tem acesso, a internet está cheia de brechós online, como PowerMarket, Reuse e Repassa. Não tem desculpa!

Além de ser uma forma sustentável de consumir, você ainda pode encontrar aquelas peças vintage que ninguém mais vai ter.

  • ALUGUEL DE ROUPAS

Agora se você é daquelas fashionistas que não abrem mão de andar sempre na moda, existem os aluguéis de roupas. Com peças que estão nas vitrines das marcas mais faladas, o aluguel é uma forma de estar na moda e consumir com consciência.

Existem marcas, como PowerLookRoupateca e WeUse, que tem opções de aluguel de peças avulsas ou de planos, onde você assina e pode retirar peças novas todo mês sem ocupar lugar no guarda-roupa.

Com essas dicas práticas e fáceis você não tem mais desculpas para continuar consumindo como antes. Faça sua parte e venha para o consumo consciente!