Tudo o que levamos pra casa, se não for usado, reciclado ou reaproveitado, acabará no lixo. Com algumas ações simples podemos produzir menos lixo e contribuir para um mundo mais sustentável. 

O primeiro passo é pensar sempre no consumo consciente, ou seja, repensar suas escolhas e ter mais responsabilidade na hora de consumir. 

Para te ajudar listamos 9 dicas simples de como gerar menos lixo: 

 

1.     Evite o uso de sacolas plásticas 

Use sua sacola retornável para compras. Além de estilosa, ainda é ecológica! Você também pode pesar seus legumes e frutas sem aqueles sacos plásticos que eles colocam nas gôndolas. 

2.     Compre na feira do seu bairro 

Ao invés de comprar suas verduras e frutas nos supermercados, opte por comprar em hortas e feiras do seu bairro. Assim você consome produtos frescos e incentiva os produtores locais. E eles geralmente não usam embalagens.

3.     Pare de usar descartáveis 

Ande com copos, garrafinhas e canudos reutilizáveis. São lindos e práticos, além de ser uma ótima forma de evitar os descartáveis sem sobrecarregar o meio ambiente. 

4.     Preste atenção nas embalagens do mercado 

Sempre pense nas embalagens dos produtos e como elas podem impactar o planeta. Opte por sistemas de refil ou retornáveis. Outra opção legal é comprar produtos a granel. Fique atenta também aos ou selos de embalagens biodegradáveis. 

5.     Reutilize objetos 

Transforme algo que iria para o lixo em um objeto útil. Embalagens de vidro, papelão e plástico podem virar itens de decoração, armazenamento de alimentos, objetos de organização e até de jardinagem. Use sua criatividade e crie objetos únicos sem gerar mais lixo. 

6.     Opte por produtos sem embalagem

Hoje já conseguimos encontrar algumas marcas que fabricam produtos sem embalagem, como maquiagem em bastão e shampoo e condicionador em barra. São práticos e não geram lixo para o planeta.

7.     Use absorventes ecológicos

Outra mudança de hábito que ajuda a reduzir o lixo que produzimos, é substituir os absorventes descartáveis pelos ecológicos. Já existem diversas variedades para todos os gostos, desde o coletor menstrual, a calcinha absorvente e o absorvente de tecido.

8.      Compre de segunda mão

Uma dica para quem não abre mão de ficar bem vestida são os brechós. A peça que você já não usa mais, pode ser exatamente o que outra pessoa precisa. Dessa forma a peça dura mais, gerando menos descarte e ainda é mais barato!

Ao alugar você deixa de acumular um produto que seria descartado no lixo. Assim aumenta a vida útil da peça e você fica com ela pelo tempo que precisar. Alugar é um ato de consumo consciente e sustentabilidade. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com a gente também outras formas de gerar menos lixo!