Dezembro bate à porta e junto com eles muitos eventos familiares. Sabemos que esses eventos podem produzir muito lixo e para evitar mais impactos ao meio ambiente que tal contribuir fazendo a sua parte? No post dessa semana te damos dicas para fazer uma festa sem gerar ainda mais lixo. =)

 

Reutilize Decorações de Outros Eventos.

Com certeza você tem por aí algumas decorações de eventos passados que foram guardadas por estarem intactas. Elas são ótima opção para não comprar mais itens que serão descartados após serem usados uma única vez.  Se precisar comprar guarde cuidadosamente para reutilizar na próxima comemoração.

 

Criatividade

As vezes uma toalha de mesa, uma canga, itens da cozinha ou mesmo de decoração da casa, podem ajudar a dar aquele visual bacana no seu evento.

 

Quem avisa, amigo é.

Que tal dar um toque nos convidados sobre o uso de embalagens e cartões? Peça a eles que embalem o mínimo possível na hora de presentear. Assim você evita mais papel e plástico indo para a lixeira.

 

Não exagere na comida da festa

Calcule o número de pessoas que irá e a quantidade de comida suficiente. Na dúvida, é melhor estimar um pouco para baixo do que um monte para cima, pois as sobras muitas vezes acabam indo para o lixo e geram desperdício. Uma boa ideia é fazer poucas quantidades de pratos variados. Por fim, caso tenha que comprar ingredientes nos supermercados, opte por aqueles com embalagens recicláveis.

Nada de descartáveis.

O nome já sugere que vai gerar lixo, né? Que tal optar por usar a louça da casa. Elas ainda podem fazer parte da decoração. Converse com os integrantes para que vocês se revezem na hora de lavar e guarda tudo, assim não fica pesado pra ninguém, nem pro meio ambiente.

Reutilize velas de outras festas

Essa é mais uma dica de sustentabilidade utilizando o que já temos. Nós adoramos uma festinha, então possivelmente alguém próximo a você já tenha uma vela sobrando.

 

Sem balões

Que tal usar fitas e bandeirinhas de tecido que poderão ser reaproveitadas por muitos anos? São super charmosas e deixam a festa bem diferente. Você também pode utilizar pisca pisca se a festa for a noite. Plantas são ótimas para dar aquele up na decor. Balões podem ser muito vistosos, mas depois de estourados viram lixo que geralmente não é reaproveitado.