De uns tempos para cá, graças a uma onda de conscientização, é cada vez mais comum ouvirmos e lermos sobre os danos causados à natureza pelo mundo da moda. A indústria fashion é uma das que mais impactam no meio ambiente, por isso vamos falar sobre o consumo consciente.

O assunto é tão importante e engloba tantos aspectos, que é difícil focar em apenas um quesito. Por exemplo, marcas como Gucci, Versace, Vivienne Westwood, e Armani, já pararam de produzir produtos com pele animal. Outro exemplo de abrangência é o fato de diversos estilistas como Ralph Lauren e Stella McCartney já começarem a usar tecidos orgânicos em suas peças. Outras marcas já se comprometeram a reduzir o impacto gerado de formas diversas.

O Consumo Consciente, fala sobre procedência e destino das roupas, fala da preocupação com o ciclo de vida da peça, sobre formas de descarte, e fala, principalmente, sobre repensar nossos hábitos.

O primeiro passo para isso é fazer uma auto-avaliação (sua e do seu guarda roupas), conhecer seu estilo, e se não conhecer, está na hora de descobrir! Pesquise o que você gostaria de usar, analise as pessoas e as marcas que você segue, com o que você se identifica? Como gostaria de usar a roupa? Quais lugares você costuma freqüentar? Que dress code você segue no dia a dia? Tenha consciência sobre seu próprio jeito de vestir. Sério! Todas essas pequenas reflexões são de extrema importância para evitar compras erradas e impulsivas. Evita que suas roupas “encalhem” no armário ou que se desfaça dela por falta de uso.

Quando seu estilo (ou estilos, porque não?) já estiver delineado e as reflexões anteriores estiverem bem internalizadas, a gente já pode avançar mais um passo: estimular a criatividade. Além de evitar o desperdício e compras por impulso, comece a repensar o uso da peça. Analise seu próprio armário antes de comprar outra roupa. Cuide bem das roupas que você já tem, analise suas peças. Será que aquele macacão não pode virar um conjuntinho? Tá super em alta! Será que aquela blusa não pode ter outra cor? Pequenas mudanças podem ser a sua contribuição (e salvação também)! Se mesmo assim você precisar recorrer às compras, tudo bem. Mas busque por peças coringa, peças que você possa usar de diferentes formas, com diferentes combinações. Planeje suas compras!

Recorra aos brechós. Existem vários por aí, alguns com uma curadoria linda, peças incríveis, em ótimo estado, por um preço justo e você ainda contribui para o aumento da vida útil daquela peça. Uma opção “turbinada” a essas dicas iniciais, para quem gosta de desafios, é o armário cápsula, que possui um número limitado de peças e acessórios, portanto exige um planejamento mais acurado com relação a como combinar as peças, como usar de formas inusitadas e também na hora de recorrer às compras.

Eu amo ter variedade de roupas, não posso mais?
CLARO QUE PODE, POWERGIRL!

Existem diversas formas de ser maravilhosa com muitas peças de roupa, sem deixar de lado o caráter consciente das suas produções. Separamos algumas dicas para ajudar você, que não quer abrir mão da diversidade, mas também se preocupa em minimizar a pegada que a indústria fashion deixa no mundo.

Sabe aquela amiga que tem o mesmo gosto que você? Combinem de compartilharem o guarda roupas, vocês terão várias peças a mais, sem necessariamente consumir. Mas tem que cuidar das peças direitinho, tá?

Tenho muitas ocasiões e eventos para ir, mas não gosto de repetir roupas nem minhas nem usar roupas dos outros…
Quer uma solução? Alugue, arrase e devolva pelo tempo que precisar!

O melhor do aluguel é que você pode aparecer com um look em cada evento sem ter que comprar, comprar, comprar. Isso virou a epítome da cafonice, o vestido fica lá, perdido no armário, você não usa nem 2x, ou seja: você não foi nada consciente e ignorou tudo que a gente falou nesse texto MARA. Então, faça sua parte, mesmo que começando por hoje!

Existem vestidos para todos os gostos e biotipos nas nossas lojas físicas e na nossa loja online. Vamos deixar aqui alguns exemplos de arrasar, para você se inspirar e ver que aluguel é tudo de bom tanto para causar quanto para ser consciente. É só deslizar para o lado e conferir alguns lookinhos:

Não consigo seguir todas as dicas que eu gostaria. Tudo bem! Não precisa querer abraçar o mundo nos braços, o importante é começar, um passo de cada vez. A gente faz o que pode com o que tem. Não adianta ficar angustiada porque não consegue fazer tudo de uma vez. A gente vai mudando aos poucos e está tudo bem, porque o que importa é a direção da mudança, não a velocidade dela.

Então, bora começar? Faça parte do time que pensa de forma consciente! 😉